(Atualizada em 24/06/2021)
As termelétricas Linhares Geração (Linhares/ES) e Tevisa (Viana/ES) não irão mais participar dos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2021, realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para negociação de contratos por disponibilidade de energia elétrica com prazo de suprimento de 15 anos.
O contrato atual de fornecimento de energia da Tevisa termina em dezembro de 2024 e o da Linhares em dezembro de 2025.
Os leilões
A Lei nº 10.848/2004 e o Decreto nº 5.163/2004 estabelecem a comercialização de energia elétrica na modalidade de leilão, e é essa hoje a principal forma de contratação de energia no país.
Existem diferentes modalidades de leilões: de Energia de Reserva, de Ajuste, de Fontes Alternativas, Estruturante, de Venda, de Compra, de Transmissão, de Excedentes etc. Estes Leilões que a Tevisa e a Linhares Geração se cadastraram são uma junção de dois tipos:
- os Leilões de Energia Nova que estimulam a instalação e operação de novas usinas de geração com o objetivo de aumentar a oferta de energia para atender o crescimento previsto da demanda; e
- os Leilões de Energia Existente, para contratar energia gerada por usinas já construídas e em operação, e que por precisar de menos investimento costumam ter um custo mais baixo.
Vale esclarecer ainda que o número que está após o A é o tempo que a usina tem para se organizar e entrar em operação. Estes leilões portanto, podem participar usinas que já operam e plantas que ainda serão construídas, sendo uma concorrência para projetos iniciarem o fornecimento em 4 anos (A-4) ou 5 anos (A-5), 2039 e 2040, respectivamente.
A Tevisa
Fundada em 2007, a Termelétrica Viana S.A. (TEVISA) opera no Distrito Industrial do município de Viana (ES), gerando energia a partir de equipamentos movidos a óleo combustível (OCB1).
Em 2007, a empresa foi vencedora do leilão A-3 de energia de reserva, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e adquiriu o direito de operar uma Usina Termelétrica (UTE). A planta iniciou suas operações em 2012. A potência instalada é de 174,6 MW, suficiente para abastecer cerca de 630 mil residências com consumo médio de 200 kwh/mês.
A Linhares Geração S.A.
A UTE LORM (usina da Linhares Geração) consome gás natural liquefeito (GNL) fornecido pela BR Distribuidora/Petrobras e está conectada ao gasoduto Cacimbas-Vitória. Possui uma potência instalada de 204 megawatts (MW).
Vencedora no 6º leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) A-3, em setembro de 2008, possui contratos de comercialização de energia elétrica no ambiente regulado (CCEARs) da Câmera de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) com 35 concessionárias de distribuição de energia elétrica em vigor até 2025.
(Publicado em 22/02/2021 – Atualizada em 24/06/2021)