UTE LORM mantém entrega de 187 MW para o SIN

Despachada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desde janeiro deste ano, a Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM), da Linhares Geração SA (LGSA), está operando com 22 motores e garantindo o suprimento de 187 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN), com consumo de gás diário em torno de 1 MM m³/dia.

Este volume de energia, equivale ao consumo médio de 750 famílias no país, uma contribuição importante especialmente em um momento em que os reservatórios que alimentam a geração hidráulica, ou seja, geradas ao transformar a força da água em energia elétrica, estão com baixo volume.

Em entrevista a alguns dos principais veículos de jornalismo, na última semana, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Ciocchi, pontuou que a situação dos reservatórios  dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste é preocupante e que este ano o uso de usinas termoelétricas no mês de outubro foi maior do que em 2019 diante do período seco, para tentar poupar água e garantir eletricidade a todos. A expectativa está nas chuvas de novembro.

De acordo com os dados do InfoMercado Mensal (02/2020), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Brasil conta com a disponibilidade de 875 Hidrelétricas, 615 parques eólicos, 114 solares fotovoltaicas e 401 termelétricas, das quais 48 são a gás.

Publicado em: 20/11/2020

Compartilhe