Uma dinâmica foi organizada pela equipe da Linhares Geração para estimular seus funcionários a pensarem de forma mais coletiva durante o expediente. Eles tiveram que ficar frente a frente com uma torre de blocos, nos quais estavam escritas palavras que simbolizavam características e elementos importantes – senão fundamentais – para o bom funcionamento de uma empresa.
A tarefa dos trabalhadores foi retirar, um por vez, cada algum dos blocos, tentando não derrubar a estrutura, até que ela finalmente se desfizesse por completo. As dinâmicas de grupo são atividades que visam promover a interação entre os funcionários da empresa, além de evidenciar e desenvolver características essenciais para o trabalho.
As dinâmicas também possuem uma “moral”. A ideia por trás dessa atividade foi mostrar de maneira lúdica como o trabalho individual afeta o coletivo, bem como cada aspecto representado nos blocos é primordial para o funcionamento da empresa. A Técnica de Meio Ambiente, Lorrany Souza, reitera que essa é uma forma de “reforçar os impactos que as ações individuais podem afetar em todas as esferas: social, empresarial e pessoal, além da importância do trabalho em equipe”.
Ao final desses eventos, a equipe se sente mais motivada, unida e com um maior nível de interação entre si. Eles também entendem que estão atuando em uma instituição que pensa no bem-estar dos seus funcionários. Como consequência, as atividades serão feitas de forma mais rápida, criativa e eficiente.
Além disso, durante as dinâmicas, é possível conhecer um pouco mais sobre a personalidade e pensamento da equipe, já que eles conseguem se soltar mais e se sentem à vontade para conversar sobre si mesmos ou sobre temas que normalmente não são discutidos durante o expediente.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte, empresa de consultoria, mostrou que apenas 38% das grandes organizações contam com políticas efetivas para a formação de times prontos para trabalharem em conjunto.
Qual a importância do trabalho em equipe?
O trabalho em equipe está presente em todas as empresas. Não é possível que ela funcione corretamente sem que os funcionários consigam trabalhar de forma conjunta ou sem comunicação. Por isso, é preciso incentivar que todos da empresa consigam realizar suas funções de forma individual, porém pensando no coletivo.
Em um grupo, todos devem possuir um papel que deve se adequar às suas melhores habilidades dentre as que serão necessárias para a realização de um projeto ou função. É importante ter em mente de que cada um consiga cumprir a sua função de forma singular, porém harmônica com os demais participantes.
Funcionários que conseguem lidar bem com o trabalho em equipe contam com algumas habilidades que facilitam esse contato frequente com os demais. Saber ouvir, boa comunicação e comprometimento são algumas delas.
Em momentos de conflito, ter uma equipe unida faz com que todos os membros consigam se entender, compreender de forma geral o problema, para então, pensarem juntos em uma solução que beneficie a todos.
Ter funcionários em plena sintonia estimula a criatividade e aprendizagem da equipe, causa maior envolvimento, comprometimento e melhora o ambiente de trabalho. Além disso, o trabalho se dará de forma mais fluida, já que o clima do local ficará mais leve e, consequentemente, mais fértil.