2021 foi um ano desafiador, mas também um período de muita reflexão e renovação de esperanças. O ano em que a Covid-19 e suas variantes fizeram o maior número de vítimas no país, e quando conseguimos avançar na vacinação retomando a esperança de dias melhores.
Na Linhares Geração, sem a opção de manter todos os funcionários em home office pela natureza das operações, e com o compromisso de gerar energia para ajudar o Brasil, os protocolos de controle e segurança contra a transmissão do vírus, que já vinham sendo adotados em 2020, foram reforçados. Contudo, neste ano, perdemos e lamentamos o falecimento do gerente de manutenção da UTE LORM, João Carlos Soares Ferreira, a quem prestamos nossas mais sinceras homenagens.
Junto ao enfrentamento da pandemia, o Brasil passou, em 2021, pela pior crise hídrica em
mais de 90 anos, que resultou em outra crise: a energética. Acionada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), a UTE LORM gerou no ano mais de 1500 mil MWh, o equivalente ao suprimento de energia necessário para 700.000 residências.
Enquanto isso, a empresa se uniu à comunidade de Povoação na limpeza da praia local, onde foi recolhido e enviado para reciclagem 200 quilos de lixo retirados do mar. E teve participação conjunta na campanha interna de conscientização que recebeu o nome “Desplastifique. Não descarte essa ideia”, que abordou o consumo, o descarte de plástico e os impactos para o meio ambiente e a vida humana.
O “Dia do Voluntariado”, tradicionalmente realizado por empregados e colaboradores da LGSA, foi repensado para ajudar, mantendo-se o foco no isolamento social necessário para a segurança e saúde de todos. O projeto Ginga Esperança, que ensina capoeira para crianças e jovens da comunidade de Bebedouro, por meio da ação voluntária e apaixonada de Mestre Hulk; o CEIM Rio Doce, no bairro Aviso; e a Residência Inclusiva Altamir, instituição que abriga e oferece assistência multidisciplinar, receberam doações.
Também foi no ano em que a LGSA conquistou, pela quarta vez seguida a certificação Great Place To Work (GPTW) 2021, e foi reconhecida como um dos melhores lugares para trabalhar, avaliando o clima interno e as ações voltadas para uma cultura corporativa saudável.
No final do ano, foi vitoriosa em dois leilões! Um projeto de ampliação de 17,6% em relação à capacidade atual de 204 MW venceu o primeiro Procedimento Competitivo Simplificado (PCS) para a contratação emergencial de energia de reserva, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A outra vitória foi no leilão para contratação de reserva de capacidade de geração de energia no Brasil, em que um novo contrato estendeu o período de operação da UTE LORM até 2041.
Novos desafios surgirão nesse novo ano. E com certeza a LGSA vai gerar muita energia boa para o país e para os brasileiros.
Publicado em 31/01/2022
Publicado por KICk