Turma de São Mateus visita Linhares Geração para aprender sobre energia

Empresa mostra para estudantes que também é uma usina de conhecimento, acolhendo o público para novas experiências 

Uma turma de 26 alunos que estão estudando em sala de aula o setor energético teve uma experiência inédita em sua formação. Eles visitaram, no último dia 2 de agosto, as instalações da Linhares Geração S.A e puderam ver de perto aquilo que até então era apenas teoria.

Matriculados no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI), os estudantes, que estão cursando o itinerário formativo do Novo Ensino Médio chamado A Física e as Matrizes Energéticas, aprenderam como funciona uma sala de controle, o coração da usina, passaram pela oficina para conhecer as superpeças que movimentam motores de uma termelétrica e percorreram as demais áreas, como as de manutenção e mecânica.

Além dessas experiências, tiveram a oportunidade de saber como trabalha o Operador Nacional do Sistema (ONS) e toda a estrutura que faz uma térmica movimentar-se para produzir energia. Esses e outros pontos foram abordados pelo gerente de Operações da empresa, Sérgio Pontes Abrantes, na palestra apresentada por ele na ocasião.

“A apresentação destacou, ainda, a missão e os valores da Linhares Geração, os sistemas de energia e seus modos de produção, como energia nuclear, eólica, solar…”, ressaltou a técnica de Segurança do Trabalho da companhia Solange de Oliveira, que organizou a visita ao lado do colega Raglos Ribeiro dos Santos.

Durante a visita, a turma foi dividida em dois grupos. Enquanto um visitava as áreas, o outro participava de um Circuito de Profissões com a equipe da Linhares Geração, numa conversa em que os jovens falaram sobre seus campos de interesse para a carreira. Em seguida, ocorreu a troca entre as atividades, alternando os grupos.

Durante a permanência nos setores, a turma seguiu com os equipamentos de proteção individual (EPIs) distribuídos para a segurança. “Eles nos deram um retorno bem positivo sobre tudo que vivenciaram aqui. Alguns ficaram tão encantados que até perguntaram como faz para vir trabalhar aqui”, afirmou Solange.

Aprendizado fortalecido

Para o professor Marcio Cypriano de Lima, um dos dois educadores da escola que acompanharam os estudantes, a ida à LGSA fortaleceu os conhecimentos dos jovens, que ficaram empolgados ao verem na prática aquilo que viam até então no campo teórico.  A iniciativa ajudou, ainda, o profissional a cumprir uma de suas missões no itinerário formativo, que é mostrar como é produzida a energia no Espírito Santo.

“Eles ficaram muito empolgados e realizados, foram muito bem tratados. A equipe da Linhares Geração teve todo o carinho ao acolhê-los. Eles ficaram muito entusiasmados em ver o maquinário e o sistema de produção. Eu, como professor, me sinto realizado também em poder ter feito um projeto que foi muito bem atendido pela empresa e que contemplou um projeto de vida deles, que é a área de Engenharia”, pontuou Marcio.

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.